Brasil Localize Rastreamento

Como reduzir o valor do seguro automotivo?

Como reduzir o valor do seguro automotivo?

Mais de 70% dos carros no país circulam sem seguro automotivo. De acordo com as companhias, há pouco interesse da parte dos proprietários em proteger seu próprio patrimônio, assim como o dos outros. Muita gente que paga por ele alega passar anos sem nunca ter precisado usar. Dizer que isso é jogar dinheiro fora é totalmente equivocado. Acredite ou não, é sempre quando menos imaginamos que algo pode acontecer, como um problema na bateria, batida, pneu furado e até mesmo furto ou roubo, coisas que podem ser uma baita dor de cabeça se você não possui um seguro, então é melhor não ficar dando chance para o azar.

Não é novidade para ninguém que o seguro não é um serviço barato, por isso tanta gente opta por não contratar. Em alguns países, existem algumas coisas que podem reduzir o valor da apólice, como frenagem automática e sistema anti-capotamento. Mas não é isso que acontece no Brasil. Mas fique calmo, ainda existem algumas maneiras de fazer com que vocè diminua o valor do seguro auto. Quer saber como? É pra já!

Como é feito o cálculo do seguro?

O valor é resultado de um cálculo que leva em consideração os serviços contratados (podem ser cobertura contra batidas, roubo, incêndio etc), o perfil de risco do contratante, com base em informações pessoais como modelo do carro e locais por onde ele circula e as estatísticas de sinistro da seguradora. A partir disso, são calculadas as probabilidades de o veículo ser roubado ou sofrer algum tipo de acidente, o valor necessário para pagar de indenização em caso de perda total, e então, a quantia que será cobrada do segurado, incluindo o lucro da seguradora, despesas administrativas e corretagem.

A idade do condutor também é um fator que pode encarecer o seguro, assim como as peças de reposição e se o modelo é “cobiçado” pelos ladrões, ou seja, alvo de roubo com maior incidência do que outros. Estes, infelizmente, são dados impossíveis de serem deixados de lado, até porque ninguém pode mudar a própria idade ou deixar de ter o carro de sua preferência. Mas existem algumas variáveis que podem reduzir um pouco do valor do seguro. Vamos agora aprender quais são:

Uso do veículos

Se você utiliza o carro com pouca frequência (fins de semana ou emergências, por exemplo), vai pagar menos do que quem o utiliza diariamente, para ir e voltar do trabalho ou faculdade. Acontece que a maioria dos proprietários precisa dele para uso diário. Já quem utiliza o veículo para trabalhar, como vendedores e motoristas de aplicativos, tendem a pagar muito mais caro, podendo até mesmo ser recusados por algumas seguradoras.

Quanto menos exposto a riscos, menor o seguro. Se ele tiver um local onde possa ser guardado, já é uma vantagem. Em grandes cidades, é comum que haja garagens e estacionamentos pagos. Este cuidado já faz a diferença na hora de fechar o negócio — uma diferença de até 70%.

Dispositivos antifurtos

Com dispositivos de segurança, de preferência facilmente identificáveis, um possível ladrão já irá pensar duas vezes antes de tentar alguma coisa. Podem ser rastreadores, trava de câmbio, bloqueadores de motor etc. Estes últimos, por exemplo, se não acionados, farão com que o carro pare em poucos minutos de trajeto. A seguradora então fará um levantamento de todos os equipamentos de segurança presentes no carro para calcular o valor do desconto. Muitas delas já oferecem o custeio e manutenção.

O rastreador veicular, como já falamos anteriormente no blog, serve para indicar, com precisão, onde ele está localizado, esteja ele parado ou circulando. Por tornar a recuperação do automóvel muito mais fácil em caso de roubo, garantem uma boa redução no valor do seguro.

Estado do carro

Você é daqueles que gosta de customizar o seu carro? Isso impacta diretamente na hora da cotação do seguro. Isso porque a seguradora verá as alterações mecânicas como inapropriadas, já que o carro não foi produzido para circular em tais configurações. Uma roda diferente da que veio de fábrica, por exemplo, pode interferir na estabilidade e no consumo de combustível. E quem gosta de potência, dando aquele up no conjunto mecânico, poderá pagar mais caro pois, de acordo com várias seguradoras, isso implica em colocar-se em situações de risco. Então, se ter um veículo com a sua cara for tão importante, saiba que o valor do seguro será mais salgado.

Fique atento às estatísticas

Já foi dito acima que alguns modelos são mais procurados pelos ladrões de carro, isso porque há um mercado ilegal de autopeças, que faz com que esses mais populares ou desejados possuam uma demanda maior por peças, ou seja, os mais vendidos do momento sempre estarão na mira.

Outros carros também possuem algo chamado de mecânica compartilhada. Inicialmente, parece uma mão na roda na hora de encontrar peças, mas isso pode se tornar um empecilho. É que essa mecânica consiste em uma mesma linha de peças que podem atender a diversos modelos. Dessa forma, todos esses carros podem ser alvos mais fáceis de criminosos. Então não custa dar uma verificada na lista de carros mais roubados antes de adquirir o seu. Se ele já está nela, o jeito é garantir que seja protegido.

Você administra uma empresa ou é responsável pela gestão de uma frota de veículos? O que achou deste artigo? Procure saber mais sobre os inúmeros benefícios no uso do rastreamento, pesquise planos e valores, quem sabe não seja isso que sua empresa precisa para otimizar os processos de logística. Ah, não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião, é muito importante para nós!

Assine para receber novidades

loading...

Atendimento

loading...

Brasil Localize Rastreamento

CNPJ: 20.512.555/0001-20

A Brasil Localize Rastreamento é uma empresa que trabalha com o rastreamento de veículos dos mais variados portes – de carros e motos a caminhões, máquinas agrícolas e embarcações. Fundada em 2013 e com sede em Palmas (TO) e Goiânia (GO), a Brasil Localize Rastreamento fornece dados logísticos e geográficos dos veículos permitindo que eles sejam monitorados 24h/7 em todo território nacional. Utilizando o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologia de rastreamento, a Brasil Localize Rastreamento trabalha pensando na segurança e na tranquilidade dos clientes: com o monitoramento do veículo, o motorista está mais seguro e a precisão das informações permite o gerenciamento remoto da frota.

Escritórios

PALMAS - TO
Centro Empresarial Norte - 104 Sul, Rua SE, 1 - Lt 26 Térreo, Sala 002 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-014

Telefone(s)

63 98154-1222 - Central de Vendas
63 98154-1222 - WhatsApp
63 99942-7054 - WhatsApp